domingo, 22 de junho de 2008

UMAS E OUTRAS TRILHAS - Feira de São Joaquim( 1° parte)

(fotos Jorge Oliveira)

Às vezes não precisa ir muito longe, para se conhecer lugares interessantes, com gente interessante, comida diferente, cultura diferente. Tem lugares que estão tão próximos, que às vezes, nos esbarramos neles e nem prestamos a devida atenção. É o caso da feira de São Joaquim, considerada um bem cultural imaterial do Brasil, fica na cidade baixa, aqui em Salvador (pra quem não sabe!), e esta fazendo 44 anos de existência, em 25 de agosto desse ano. É inacreditável a profusão de gente, de cores, de cheiros, de sons, de informação, que se pode ter, em apenas um breve passeio pelo lugar. A cada passo que se dá, uma visão nova lhe atinge, seja através dos tipos humanos, ou através do emaranhado de barracas, de becos e ruelas, que acabam formando um labirinto infindável, de tudo junto, num caos, agradavelmente impar. Se não ficar atento, pode se perder fácil, ou se achar de verdade. É daqueles passeios, que não dá para sair ileso. E se possível, repetir mais algumas vezes. Conselho: Deixar preconceitos em casa e se jogar na viagem. Estou colocando, aí em cima, um pouquinho do que pude trazer do lugar, espero que lhes despertem algum interesse em conhecê-lo. Em breve postarei a 2° parte da viagem.

UNS E OUTROS FILMES - Frontiere(s)







O filme Frontiere(s)(2007), é a estréia do diretor francês, Xavier Gens, e que estréia! O filme imprime um clima de horror, que não via há muito tempo. Tem cenas que não são muito fáceis de se ver, pode acreditar. O diretor parte de uma revolta social na frança, dos dias de hoje, e acaba no ninho de um sobrevivente nazista, de alta patente, do exército alemão da 2° guerra mundial, misturando todo tipo de perversidade que ele pôde juntar, em seus 108 minutos de filme. Destaque para a atuação da atriz, Karina Testa. Ainda nem foi lançado por aqui, nos cinemas, e nem sei se vai, então, se você gosta do gênero, não deixe de vê-lo, é um filme imperdível.
+ info do filme clique em: IMDB
clique no título p baixar: "Frontiere(s)"

UMAS E OUTRAS BANDAS - Sigur rós












Essa banda islandesa de música Ambient, Sigur Rós, da cidade de Reykjavík, tem um som com aquele climazão bem etéreo, melódico e minimalista, daqueles que fazem você viajar. É como se você estivesse debaixo de uma árvore no campo, vendo as nuvens passar calmamente, e sem se preocupar com (quase) nada. Para lhe transportar.

clique no título p baixar: Sigur Rós " Hijomalind"

p.s. infelizmente não achei o clip da música "Hijomalind", mas vai outro bem legal. "Saeglopur"

sábado, 21 de junho de 2008

UMAS E OUTRAS BANDAS - Vitalic




Vitalic é um DJ francês da cena de música eletrônica undergroud, que vem produzindo desde 1996 um trabalho bem interessante, inclusive remixando músicas de muita gente boa por aí, como: Miss Kitten, Tiga, Justice, entre muitos outros. Faz parte do selo alemão Gigolo Records, do competente Dj Hell. Pra dançar. Muito.
clique no título p baixar: Vitalic " My Friend Dario"

UMAS E OUTRAS BANDAS - Tunng




Começando com uma banda de folk experimental do Reino Unido, Chamada Tunng, vou postar uma música do disco Good Arrows (2007) chamada “Bullets”.O banda faz um som bem bacana, usando elementos do folk com intrumentos bem estranhos, como conchas, e uma boa dose de influência da música eletrônica. Clima bem tranqüilo, confira.

clique no título p baixar: Tunng "Bullets"


quinta-feira, 19 de junho de 2008

UNS E OUTROS FILMES - The Man From The Earth







Vi esse filme há umas duas semanas atrás, e me chamou muito a atenção. Muito porque, anda tão em falta bons filmes de ficção científica, que não prendam o espectador somente por seus efeitos especiais de última geração e enredos tão rasos, que já não impressionam, nem mais o público menos exigente. O filme" The Man from Earth", dirigido por Richard Schenkman foi uma boa surpresa, dentre tantos outros, que já nem me lembro mais. Um filme simples, sem atores conhecidos do grande público, com um enredo simples, e feito da maneira mais simples possível: foi filmado apenas em uma casa no campo, dá para perceber como foi barato fazê-lo. O que prendeu minha atenção, foi à forma com que o enredo bem amarrado de Jerome Bixby, conhecido escritor de ficção científica(que terminou o roteiro no leito de morte), vai conduzindo a estória até o desfecho final. O filme conta a estória de um homem de 14.000 anos, vindo do período Cro-Magnon, e que sobrevive até os dias de hoje. É esse homem, John Oldman, um renomado professor de uma universidade, que no dia da sua despedida, reúne seus amigos e colegas, também renomados professores (um antropologista, uma estudiosa da literatura cristã, uma historiadora, um psiquiatra, um arqueologista), e decide contar toda verdade sobre ele. Pode-se imaginar o choque que tal revelação, pode ter causado em homens tão intelectualizados. É a partir daí que o filme se desenvolve, e como!!
clique no título p baixar: "The Man From The Earth"


EVENTOS - Lançamento de Discos




Próximos Lançamentos/ou Já Lançados(internacionais) (DISCOS)
Datas Internacionais (até Junho)
Nine Inch Nails, The Kooks, Dream Theatre (best of), James, In Flames, The Long Blondes, Jesse Malin, Tapes'n Tapes, Colin Meloy, Forward Russia!, M83, I Am Kloot, Nils-Pieter Molvaer, Marilyn Manson, Portishead, Deicide, Jamie Lidell, Tindersticks, Howlin Rain, Yoav, Weezer, Deus, System of a Down, Kathleen Edwards, Futureheads, Moby, The Charlatans, Usher, Death Cabe for Cutie, Isobell Campbell & Mark Lanegan, Martha Wainwright, Tokyo Police Club, Cage the Elephant, Cut Copy, Bon Iver, Born Ruffians, Fenin, Spiritualized, Alanis Morissette, Guns'n Roses, Scarlett Johansson, Dresden Dolls, The Fratellis, Opeth, My Morning Jacket, Coldplay, Missy Elliot, The Streets, Booka Shade, Junior Boys,Neon Neon,Sigur rós, The B’52, The Courteeners, Clinic, The Breeders. Esses aí, são aqueles pude ter informção mais fácil, mas com certeza deve ter muito mais, que já veio, ou que ainda vem por aí. Aguardem!

UMAS E OUTRAS BANDAS - Cornelius




Escolhi para postar agora, dois momentos do músico e produtor japonês Cornelius, ele diz ter influências do Primal Screem, Jesus and the Mary Chain, The Beatles, e música brasileira, em especial a banda Kassin+2. Cornelius já vem com um trabalho a se considerar desde os anos 80, quando fazia parte da banda Flipper’s Guitar. Começou sua carreira solo no início dos anos 90, e em 1998 lançou dois discos( FM e CM) de remixes com vários artistas (muito bons) da cena indie e rocker. Estes discos foram lançados no Brasil pelo selo Trama, e depois de algum tempo, pôde ser achado facilmente aqui na cidade por um preço, pra lá de bacana. Depois disso, ele lançou o muito bom Point, que tem até uma versão da música “Aquarela do Brasil” de Ari Barroso, particularmente não acho muito boa, mas no geral, o disco é “duca”, pode apostar! Bom, então vamos ao primeiro post, a música “Beep It”, que é do CD Sensuous(2006), depois vem “Turn Turn”, do EP Gum(2008), com participação do muito conhecido músico japonês, Ryuichi Sakamoto. Dois bons momentos, de dois bons discos.

clique no título p baixar: Cornelius "Beep It"




clique no título p baixar: Cornelius "Turn Turn"


domingo, 15 de junho de 2008

UMAS E OUTRAS BANDAS - The Breeders











The Breeders é uma banda de indie rock já conhecida de muita gente, estão desde 1988 na estrada (20 aninhos!). Formada pela dupla Tanya Donelly, que fazia parte do Throwing Muses e Kim Deal do Pixies, duas outras bandas que até hoje influenciam muita gente por aí, e com certeza o indie rock sem essa turma não seria o mesmo. A sonoridade delas continua inconfunídivel, basta a primeira audição, para saber porque as garotas vieram, e não foi para pouco não! Se ainda tiver alguma dúvida basta ouvir dois discos que já considero clássicos, que são: The Splash (1993) e Pod (1990). Depois de ouvi-las, nesse último disco ( Mountain Battles), do qual estou postando essa música agora, dá a impresão de que realmente, a cena rocker por aí anda “engessada” demais. Leve os três, ou mais! Viva as mulheres!!


clique no título para baixar: The Breeders " It's The Love"



UMAS E OUTRAS BANDAS - She Wants Revenge




A dupla tem pouco tempo de estrada, começaram 2005, em Los Angeles, nos EUA, e de lá pra cá, emplacaram umas boas músicas, parece que já andam bem conhecidos por aí. Os DJs Justin Warfield e Adam 12, vão lá no lado escuro dos anos 80, bem pertinho dos Bauhaus, Joy Division, Depeche Mode, entre outras bandas, e trazem uma boa parte de pós-punk, dark, new wave e misturam com indie rock, hip-hop sem fazer feio. Aí vai uma mostra disso, no clip da música “Tear You Apart”, com partes do filme "Sin City" de Tarantino e Rodriguez e "Kill Bill" de Tarantino, não que isso diga muita coisa, mas tá bem legal o resultado.Baixa aí!

clique no título p baixar: She Wants Revenge " Tear You Apart"



UMAS E OUTRAS BANDAS - Stereo Total




O Stereo total é um duo formado pela francesa Françoise Cactus e pelo boêmio Brazel Goring, fazem uma mistura daquelas bem divertidas, que passa pelos anos 60, 70, 80, 90 e chegam até aqui sem nenhum problema. Misturam rock, eletro, punk, iê-iê-iê, kitsch, e mais uma cacetada de coisas que às vezes fica difícil de distinguir, e pra que afinal, se o que a gente quer mesmo é conferir a música, não é ? Bom para dançar e não pensar em mais nada.



sábado, 14 de junho de 2008

UMAS E OUTRAS BANDAS - The Whitest Boy Alive




Essa banda formada na Alemanha pelo vocalista e guitarrista, Erlend Oye, que tem projetos com o King of Convenience e fez os vocais de “Poor Leno” do Röyksopp, tem também: Martin Öz (Baixo), Sebastian Maschat ( bateria) e Daniel Nentwig (teclados),até agora só tem um álbum gravado, o álbum "Dreams", e que pena, fazia tempos que não ouvia uma música tão simples e cativante, e convenhamos, a voz do Erlend é super melódica, e ainda tem uma guitarra enxutíssima,na medida certa. Coloquei uma música deles, “Golden Cage”, na trilha (já ta rolando por aí) que fiz para o blog, muito boa também. Pra mim tem sido um daqueles discos, que fica difícil de tirar do aparelho de som, espero que para vocês também seja o mesmo.
clique no titulo p baixar: The Whitest boys alive - "Figures"


terça-feira, 10 de junho de 2008

UNS E OUTROS FILMES- "I'm a Cyborg, But That's Ok"




Vou postar agora um outro filme, uma comédia romântica, do diretor sul coreano Park Chan-wook . Para quem não conhece, é o mesmo diretor de “Mr. Vingança”, já postado por aqui no mês de maio. Nesse trabalho ele trilha um outro caminho e acaba fazendo o inverso dos seus filmes anteriores, onde a violência, o ódio e a vingança são explorados de forma desconcertante. Com um enredo fora do comum e um título que até lembra nome de música Techno, “I’m a Cyborg, But That’s Ok”, Chan-wook vai contando uma delicada estória de amor entre dois jovens, pacientes de um manicômio, e suas dificuldades de lidar com o mundo “real”. Pra quem já conhece o diretor não será surpresa o apuro, o cuidado visual e a estranheza da narrativa que ele imprime aos filmes, mas para quem ainda não o conhece vai ser uma grata surpresa, principalmente a forma como ele intercala os efeitos especiais dentro da trama, para nos contar essa inusitada estória de amor entre uma garotaquepensaqueéumrobô e um rapazqueachaquepoderoubaralmas. Um bom começo para quem ainda não o conhece.
+ INFO DO FILME : IMDB
P/BAIXAR CLIQUE NO TÍTULO: " I'm a Cyborg, But That's Ok"





sexta-feira, 6 de junho de 2008

UNS E OUTROS FILMES - " The Devils"







Dia desses, caiu em minhas mãos um filme do controverso diretor inglês Ken Russel, que tem no currículo obras como: “ Viagens Alucinantes”, ”Tommy”, “Gothic” e outros não menos especiais. É esse chamado “The Devils” que vou postar agora, e fiquei surpreso por não ter encontrado em nenhuma locadora, das quais freqüento. Filmão esse aí, daquelas pérolas bem anos 70, que só o período pôde dar, fazendo uma mistura bem peculiar de Desejo, Religião e Política, dentro de uma História real que se passa na França do século XVII, durante a abominável atuação da Santa Inquisição na Europa.Tem memoráveis atuações de Oliver Reed, Vanessa Redgrave, Dudley Sutton e Gemma Jones, além de uma não menos memorável cenografia de Derek Jarman (" Caravaggio'), que desenhou os cenários com referências nítidas em “Metrópolis“, de Fritz Lang, o que dá um visual bem futurista ao filme, incluindo até elementos modernos em cena, uma marca já registrada de Jarman. O filme foi proibido na Itália, Reed e Redgrave foram ameaçados a três anos de prisão caso pisassem naquele país, nos EUA foram cortados 8 minutos. O tema já anda um pouco batido, mas só pela visão impar que Russel imprime ao filme, já vale a pena vê-lo.

+ INFO DO FILME: Wikipedia


Para baixar clique no título: "The Devils"


UNS E OUTROS FILMES- "Brazil- O Filme"

Depois da postagem que fiz do filme, “Monty Phyton ao Vivo no Hollywood Bowl”, não pude deixar de pensar em postar este outro filme feito em 1985, pelo diretor britânico Terry Gilliam, um dos mais ativos colaboradores do grupo citado acima. Nessa tragicomédia com uma dosagem bem forte de surrealismo, Gillian nos leva a um mundo futuro, completamente submetido ao processo burocrático de uma sociedade caótica, onde um herói beirando o quixotesco é lançado através desse mundo, com nítidas referências ao filme“Metrópolis”, de Fritz Lang, numa aventura pra lá de esquisita. Tem que se vê para crer, nas situações bizarras que o diretor criou para o personagem central da trama. Outros detalhes a se lembrar é sobre o título do filme e a música tema, “Aquarela do Brasil” de Ari Barroso, que são apenas as únicas referências claras, feitas ao nosso país em todo roteiro. O filme concorreu a dois Oscars por melhor roteiro original e direção de arte, que é alucinante, e não levou nem um nem outro, mas levou dois prêmios no BAFTA por melhor desenho de produção e efeitos especiais, o que foi justíssimo. Bacana.

+ Info do filme clique em: CINEPLAYERS

Para baixar clique no título: "Brazil- O Filme"