sexta-feira, 30 de maio de 2008

UMAS E OUTRAS TRILHAS- ITAITU




Ainda não tinha postado nada relacionado a lugares alternativos, ou lugares fora do roteiro habitual que se ouve falar por ai. Aqui vai uma dica de um lugar que é para mim muito especial, por isso mesmo resolvi começar a postar em UMAS E OUTRAS TRILHAS com ele. Itaitu é uma vila situada no centro oeste da Bahia,na chapada diamantina, lado norte, a 360 km de Salvador, indo pela BR-324 no sentido Jacobina, leva mais ou menos cinco horas e meia para se chegar lá. Sua origem vem do período colonial, quando a extração do ouro era um dos principais motivos de desbravamento do interior da Bahia. Hoje podemos encontrar outros motivos para se desbravar, como esses que vocês podem visualizar nas fotos aí em cima, e elas falam por si mesmas. Aproveitem a viagem!
(fotos Jorge Oliveira)

quinta-feira, 29 de maio de 2008

O Homem Mais Insuportável do Mundo


Olha aí um curta-metragem feito por aqui. Bem dirigido, boas atuações, edição ágil e consegue prender pela boa abordagem que faz da solidão numa cidade como Salvador. Ganhou prêmios de melhor direção (João Caçapava) e ator (Paulo Ferreira) no Festival de Curta-Metragem Mário Quintana do ano passado. Infelizmente, esse filme, passou pela minha mão muito rápido! Quero ver se acho o link certo e possa postá-lo por aqui, pra quem quiser conferir. Vai aí um pouquinho dele nesse trailer abaixo.



quarta-feira, 28 de maio de 2008

As Aventuras do Príncipe Achmed







Este longa metragem de animação narra as aventuras do príncipe Achmed e seu cavalo voador, em busca do amor da princesa Peri Banu, à qual tem que defender do ataque de um exército de demônios, que tenta atrapalhar o romance dos dois. Inspirado nos contos das Mil e Uma Noites, esse filme, que é considerado pelos historiadores como o primeiro longa de animação da história do cinema, começou a ser feito no ano de 1923 até sua conclusão no ano de 1926, pela alemã, Lotta Rininger e seu marido, o fotógrafo Carl Koch, que a partir de cartolinas negras e um par de tesouras, duas ferramentas mágicas, conseguiram obter mais de 96.000 animações quadro a quadro que dão vida aos personagens e cenários dessa obra prima. Como se vê, o casal aí citado “carregou muita pedra”, mas o resultado taí para ser conferido. Inigualável.


+info do filme clique em: IMDB

Para baixar filme clique no título: "As Aventuras do Príncipe Acmed"









L'INFERNO

Esse grande épico do cinema mundial, baseado na divina comédia de Dante Alighieri, foi feito em 1911 por três italianos: Francisco Bertolini, Adolfo Padovan, Guiseppe de Liguoro . Teve sua estréia no Teatro Mercadante em Nápoles e levou Três anos para ser concluído, contando com mais de 150 pessoas envolvidas no projeto. É inacreditável a plasticidade com que foi feito a obra, as soluções encontradas pela falta de recursos na época é por vezes engraçada, mas em alguns momentos não deixa a desejar, em impacto e dramaticidade, a muitos filmes que andam por ai nesses dias de hoje. O filme foi remasterizado e ganhou uma trilha sonora do grupo Tangerine Dream, o que já dá um toque mas que especial a ele. Esse é imperdível mesmo.

+INFO DO FILME CLIQUE EM: IMDB

PARA BAIXAR CLIQUE NO TÍTULO: " L' Inferno"







Monty Python ao Vivo no Hollywood Bowl


Para matar a saudade de quem já conhece, e despertar o interesse de quem ainda não viu nada, desse grupo de comédia, que começou em uma série na televisão britânica, e acabou estendendo o sucesso para o cinema na década de 1980, tô postando esse show apresentado no Hollywood Bowl, que nos traz o Python, com seu característico humor, sarcasmo, irreverência, nonsense, e tudo aquilo que lhes dizem respeito, em um de seus melhores momentos. Impagável.

+INFO DO FILME CLIQUE EM: 2001 Videos

PARA BAIXAR CLIQUE NO TÍTULO:"Monty Python ao Vivo no Hollywood Bowl"






Império Dos Sonhos


Ai vai o último filme do diretor David Lynch. Depois do interessante “Cidade dos sonhos”, Lynch volta com toda força no seu peculiar jeito de contar estórias, muita gente não entendeu nada do que ele tava querendo dizer, mas acho que vale a pena conferir esse exercício de imagens e talvez , de nonsense. Boa viagem!!

+ INFO DO FILME CLIQUE EM : IMDB

CLIQUE NO TÍTULO P/ BAIXAÇÃO: "Império Dos Sonhos"








terça-feira, 20 de maio de 2008

Umas e Outras Músicas - World music em quatro partes(parte 4)


Jussara Silveira, Como dizer que Jussara não é alternativa, é só dar uma olhada no que esta rolando por aí, e se dar conta que essa baiana precisou dar uma saidinha da nossa terra, para poder ganhar status de cantora mais "cool" aqui da área. Santo de casa faz milagre sim! Viva a Bahia.



clique no título da música e ouça agora: "Lá vem a baiana".








Umas e Outras Músicas - World Music em quatro partes(parte 3)






Angelique Kidjo, essa cantora e compositora beninense, , com muitos anos de estrada e uma boa mistura de Afro-pop e Nu-jazz, já rodou o mundo, e ainda continua inteira e alternativa!




clique no título da música e ouça agora: "Blew"




Umas e Outras Músicas- World Music em quatro partes(parte 2)

Brad Mehldau, pra quem não conhece, é um músico americano que faz uma mistura de Jazz, com influências de Schubert, passando por Miles davis, Oscar Peterson, John Coltrane, e por aí vai. É considerado um dos mais instigantes músicos do jazz contemporaneo, também, com uma mistura de influências dessas aí de cima , só poderia dar em algo inusitado. Confira.

clique no título da música e ouça agora: "Exit music (for a film)".





Umas e Outras Músicas- World Music em quatro partes(parte 1)


Kinky é uma banda de Monterrey, no México, com influências bem pesadas de Música Latina, Rock, Dance, Thecno e uma mistura diferente de instrumentos. Ouça aí o que eles conseguem fazer com tudo isso em mãos.

clique no título da música e ouça agora:"Mirando de lado".



domingo, 18 de maio de 2008

Contos fantásticos do século XIX


Essa compilação, feita pelo escritor italiano, Italo Calvino, considerado um dos melhores escritores do século passado, reúne vinte e seis contos, escritos por vários mestres do século XIX, onde o fantástico visionário e o fantástico cotidiano nos levam a um mundo permeado pelo sobrenatural, pelo inacreditável, pelo extraordinário, como o próprio escritor nos diz: “É no terreno específico da especulação filosófica entre o século XVIII e XIX que o conto fantástico nasce: seu tema é a relação da realidade do mundo que habitamos e conhecemos por meio da percepção e a realidade do mundo do pensamento que mora em nós e nos comanda.”, e acrescenta: “o elemento sobrenatural que ocupa o centro desses enredos aparece sempre carregado de sentido, como a irrupção do inconsciente, do reprimido, do esquecido, do que se distanciou de nossa atenção racional. Aí esta a modernidade do fantástico e a razão da volta do seu prestígio em nossa época”. Nesse livro, Calvino reúne grandes nomes como: Edgar A. Poe, H.G. well, Henry James, Guy de Maupassant, Balzac, Gogol, isso só pra citar alguns. É só ler, por exemplo, o conto de Poe, "O coração denunciador", onde a batida do coração da vítima de um assassino começa a persegui-lo após o crime, ou no outro de H.G.Wells, "Em terra de cego", que conta a estória de um homem que vai parar em uma vila perdida onde só habitam cegos, e de como aquele velho provérbio do caolho em terra de cegos se engana de verdade. Daqueles livros que não dá vontade de largar, e agora então, que está entrando o inverno e a cidade fica escassa de boas oportunidades de lazer, não deixa de ser uma grande opção, pode ter certeza.

Título Original Racconti fantastici dellottocentoEditora: Companhia das Letras ISBN: 8535905022Coleção: Série ContosLíngua: PortuguêsCapa: Jeff FisherCategoria: Contos e Terror/SobrenaturalAno: 2004Edição: 1ªNúmero de Páginas: 518Acabamento: BrochuraFormato: 16x23 cmPeso: 0.698

sexta-feira, 16 de maio de 2008

*****EVENTO****EVENTO****EVENTO****EVENTO****







Minhas preces foram atendidas! Algo alternativo na área. Amanhã( 17/05/08) no pátio do ICBA, a partir das 15 horas, vai acontecer, o que provavelmente vai tirar muita gente do tédio, grande reunião de Dj’s encabeçada pelo pernambucano, Dj Dolores, que já é conhecido de muita gente, pelos discos “Contraditório” que fez com a Orquestra Santa Massa,e em seguida “Aparelhagem”e outros, também pelos trabalhos que fez aqui no Brasil, remixando artistas com: Chico Buarque, Tribalistas, lá fora remixou trabalhos de Taraf de Haidouks, Bob Marley, só pra citar alguns. Vem nos presentear com o lançamento do seu mais novo disco, “1 Real”, que foi primeiro lançado no mercado europeu, no mês de fevereiro, pelo selo belga Crammed. Vamos ter também, dividindo os mesmo pick-ups, os Dj’s da terra, Angelis Sanctus (Pragatecno), BigBross, Chicão e Bhramz (Clube do vinil). Já dá pra sentir que o negócio vai ferver. Imperdível!!!
ps:Valeu a dica do seligue@gmail.com.

GOSSIP







Essa banda surgiu no ano de 1999 em Searcy,Arkansas, nos EUA, e se diz influenciada por: Grace Jones OOIOO + + + MARINE GIRLS TELEPATHE cometa GAIN + + + HUGGYBEAR uma certa proporção FRUMPIES + + + CHRIS E COSEY a queda a faca + + + Lydia Lunch AO LONGO loiras + + Donna Summer ISLAJA + + + pilone MISSY Elliot Aaliyah Kleenex + + + + FRUMPIES YOUNG MARBLE GIANTS MARS + + + Smiths SY UT + + + TG ARTHUR RUSSELL ELECTRELANE + + + O yummy PELES NO BRAÇO + + GANG GANG DANCE + + CHRISMA Yoko Ono SUICIDE + + + Sally Shapiro Suco de laranja + Hércules e amor PLAYGROUP + + + O PEECHEES assédio sexual Sun Ra + + + Daryl PANDA FRANKIE KNUCKLES Chaz JANKEL + + + GRINDERMAN Smiths Smiths + + + Smiths Smiths, ufa! E isso tudo no final, dá uma mistura bem peculiar de punk, soul e música experimental bem bacana! Vale a pena conferir. Tô postando uma pequena mostra do som da banda, e espero que dê para ter uma idéia do quilate deles. Uma curiosidade: a música, “Standing In The Way Of Control” foi escrita como resposta à decisão do Governo Bush, de negar às pessoas gays o direito ao casamento civil, o que causou uma boa repercussão na época. Então, vamos ao que importa.


clique no título da música e ouça agora: "Stand in the way of control",

quinta-feira, 15 de maio de 2008

The Notorious Bettie Page











Dirigido por Mary Harron e lançado em 2005, esse filme passeia pela vida de um dos mais famosos símbolos sexual dos anos 50, a safadinha( no melhor dos sentidos) Bettie Page e sua incursão no mundo das pin-ups. Page decidiu mudar de cidade e ir morar em Nova York, depois de passar apertada com a violência dos caipiras do lugar onde morava, além de fugir também da pressão, de sua forte criação religiosa. Fez muito bem. O resultado dessa empreitada de Bettie é mostrado com muito humor e sensibilidade, e as cenas das fotos para as revistas masculinas são impagáveis, mostrando a desenvoltura da nossa ingênua e caipira personagem, nas mais libidinosas (pra época, ok?) situações. E convenhamos, a atriz Gretchen Mol, no papel da protagonista, não poderia ter acertado melhor.

Links para baixação(só clicar em cima):



+ INFO DO FILME CLIQUE EM: IMDB
CLIQUE NO TÍTULOPARA BAIXAÇÃO: "The Notorious Bettie Page"

Mr. Vingança







Esse filme ainda continua inédito nos cinemas brasileiros, acho que talvez seja, pela forma amadora com que as distribuidoras brasileiras ainda encaram o cinema alternativo por aqui, mas não é difícil de encontrá-lo em camelôs, por aí, espalhados pelas ruas da cidade. O filme “Mr. Vingança”, lançado em 2002, é o primeiro da trilogia sobre vingança, do diretor coreano Park Chan-Wook, que segue com os filmes “Oldboy” e “Lady Vingança”imperdíveis!. Esse filme é uma boa amostra do que o cinema coreano é capaz, e por que tem ganhado tanto destaque no mundo todo. Só posso resumir em uma palavra: Visceral. Ele é visceral nas imagens, na direção, nas interpretações, um soco no estômago. Veja! Você vai entender direitinho, como no provérbio, que ”a vingança é uma pedra que se volta contra quem atira”. Recebeu os prêmios de Melhor Filme Asiático no Fant-Asia Film Festival e o prêmio do júri de melhor filme no Philadelfia Film Festival.

Links para baixação(só clicar em cima):



+ INFO. DO FILME CLIQUE EM: IMDB
CLIQUE NO TITULO P/ BAIXAÇÃO: "Mr. Vingança"


quarta-feira, 14 de maio de 2008

umas e outras músicas - Sexo : dois temas em dois tempos

ViVa A MoDerniDade!



Clique nos títulos das músicas p/ouvir: CSS-"Let's Make Love And Listen Death From Above"






Bons anos 70. Sempre!




Serge Gainbourg e Jane Birkin-" Je Taime Moi Non Plus"




Shortbus

















O diretor John Cameron Mitchell, já conhecido do circuito alternativo, com o não menos interessante filme "Hedwig and the Angry Inch" de 2001, retorna com "Shortbus" em 2006, a falar sobre diversidade e a busca da satisfação sexual. Neste longa que mistura comédia e drama, o diretor coloca algumas questões e soluções sobre, sexo, insatisfação, relacionamentos e relativos, de uma forma bastante livre e despretenciosa, bem diferente da forma com que muitos filmes por ai costumam abordar o assunto. Não se pode nem deve esperar um filme nos moldes convencionais sobre o tema, e aconselho deixar de lado alguns pré-conceitos quando for vê-lo. A sensação que fica depois que termina, é de que aquela bendita/maldita pulga atrás das nossas orelhas, nos faz lembrar de como anda nossa disposição para a busca da nossa satisfação sexual e do outro. Se não, acho que deve ter alguma coisa errada com você. Abaixo o tédio!




+ INFO. DO FILME CLIQUE EM: IMDB
CLIQUE NO TÍTULO P/ BAIXAÇÃO: "Shotbus"


Umas e Outras bandas - Noir Désir


Hoje o Noir Desir é uma das bandas de rock mais populares da França, o que não tira sua aura alternativa, mas no momento estão sem produzir, graças ao temperamento "seboso" do vocalista da banda, que esta na prisão por homicídio culposo. Contudo não podemos desmerecer o grande som da rapaziada, que apesar de melancólico ás vezes, também não deixa de imprimir uma dosagem das suas raízes punk. O disco " Des Visages Des Figures" é do tipo para se ouvir naqules dias de chuva, sem nada para fazer e com muita vontade de encher a cara.


CLIQUE NOS TÍTULOS P/ OUVIR E BAIXAR: "Le Grand Incendie"






terça-feira, 13 de maio de 2008

ESTOU PRECISANDO SABER ONDE ESTÃO AS FESTAS ALTERNATIVAS DESSA CIDADE. POR FAVOR ME DIGAM!

B'52 ME LEMBRA FESTAS BOAS!!!




Umas e Outras bandas - Soulwax




Aqui esta o duo belga Soulwax , com uma mistura de rock alternativo e música eletrônica para incomodar seu vizinho. Não dá para ouvir baixo mesmo! Eles fazem aquele som , bom de ouvir antes, durante e depois daquela balada, se achar pouco, ainda tem os remixes que os brothers( eles são irmãos mesmo) fazem para uma moçada muito boa, como: Gossip, Hot Chip, Gorillaz, só pra citar alguns. O projeto "2 Many DJ's" leva a mão deles também, fique atento.


Clique no título p/ouvir e baixar:

"NY Lipps"




"E Talking"







Umas e Outras bandas - The Decemberists









The Decemberists é uma banda americana de Portland,Oregon, não é muito conhecida por aqui, pelo menos não ouço falar dela. Gosto da mistura que eles fazem de indie rock com progressive, usando intumentos bastante inusitados como o baixo acústico, o acordeão e o xilofone. Tem gosto dos anos 80 e 90, algo em torno dos Smiths, Yes e por ai vai. O álbum que tirei essa mostra é o "Picaresque", lançado em 2005, mas a banda já tem trabalhos mais recentes como o álbum "Crane Wife" de 2006.

Clique no título p/ouvir e baixar: "The Sporting Life"












Bergotten(1991)



Acho que esse filme consegue tirar qualquer um do sério. Muitos o acham pertubador, outros um lixo, mas creia, não dá para sair ileso dessa viagem metafísica do diretor americano, Edmund Elias Merhige, que contruiu essa obra impactante pensando na Existência e de como ela é cíclica: nascimento, vida, morte, renascimento. Ver para crer. GÓTICO! Não perca!



+INFO. DO FILME CLIQUE EM: IMDB



Clique no título p/baixação: "Bergotten"












+INFO. DO FILME CLIQUE EM: IMDB

Clique no título p/baixação: "Bergotten"

Cronicamente Inviável



Taí um filme brasileiro polêmico. Ao tratar da realidade social brasileira, o diretor Sergio Bianchi nos leva a um Brasil que muitas vezes tentamos nem perceber . Alguns, odeiam o filme por esterótipar demais todos os pesonagens ( um pouco de cada um de nós ali na tela), já para outros, mostra uma dura crítica ao comportamento de cada um de nós diante dessa realidade que tá ai na nossa cara e passamos por cima diariamente mas que precisamos nos dar conta. Eu dou ponto pra ele com ou sem estereótipos, é díficil de engolir, mas com certeza vale a pena ver.



+INFO.DO FILME CLIQUE EM: WEBCINE
Clique no Titulo p/ baixação : "Cronicamente Inviável"






+INFO.DO FILME CLIQUE EM: WEBCINE


Clique no Titulo p/ baixação : "Cronicamente inviável"

segunda-feira, 12 de maio de 2008

A Date With John Waters


Já que estou começando as postagens com o filme "Pink Flamingo's", nada melhor do que ter primeiro, um encontro com algumas músicas que fazem parte do universo de John Waters. APROVEITEM!

Links para ouvir e baixar(só clicar em cima):


Pink Flamingo's

Segundo o Aurélio, a palavra alternativo, significa aquilo que representa uma opção entre duas ou mais possibilidades, e diz mais: "é tudo aquilo que adota uma posição independente em relação a tendência dominante". Bem melhor essa, não é?
Por isso não poderia deixar de lembrar logo de cara, essa pérola do cinema independente do anos 70, do século passado (tá pertinho heim?!?), o filme Pink Flamingo's de 1972, dirigido pelo ator, escritor, artista visual, colecionador de arte, celebridade americana, John Waters. Ele, "despretensiosamente" transgrediu algumas regrinhas do cinema, feito em Hollywood naquela época, e que época! Lá ainda rolava aquela guerrinha suja dos EUA com o Vietnam (capitalista vs. comunista,rs!), então vem o cara, John Waters, e ainda consegue chocar o público americano que foi ver o filme!?! Não dá pra ver e ficar impassível.
Parece que essa obra ainda é nova para muita gente por aqui. E ai, por que não conferir ? E pra quem já viu, vale a pena ver novamente.


INFO. DO FILME - IMDB

LINK:
"Pink Flamingos"




INFO. DO FILME - IMDB


CLIQUE EM CIMA DO TÍTULO P/ BAIXAÇÃO:"Pink Flamingos"